Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!

 
Brasil Sl 33.12.png
 

Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus.

- Salmos 33:12


Com base nesse versículo, propomos algumas reflexões relevantes para que o Brasil seja uma nação feliz e abençoada.

Qual deve ser a posição da igreja diante da condução política do nosso País?

Em primeiro lugar, a Igreja precisa posicionar-se bíblica e profeticamente. 

De modo algum, os cristãos devem ausentar-se da política. A alienação pode fazer com que a Igreja seja consonante com os discursos populistas e as vãs aspirações da multidão.

Ao contrário, o povo de Deus deve lutar pela redenção do país e torná-lo um espaço onde imperam os princípios do Reino de Deus.

A ética e a moral começam nas bases. Na Bíblia, está estipulado que os reis e os juízes deveriam dar o exemplo: Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados (Pv 31.8,9)

Os profetas constantemente denunciavam os problemas políticos, exigindo mudanças em nome do Senhor:

Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça e livrai o espoliado da mão do opressor; e não oprimais ao 

estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar. 

- Jeremias 22.3


Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e desfaze os teus pecados pela justiça e as tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres, e talvez se prolongue a tua tranquilidade.

- Daniel 4.27


Pereceu o benigno da terra, e não há entre os homens um que seja reto; todos armam ciladas para sangue; caça cada um a seu irmão com uma rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe inquire, e o juiz se apressa à recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores. O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que o espinhal; veio o dia dos teus vigias, veio a tua visitação; agora será a sua confusão.

- Miqueias 7.2-4


No Novo Testamento, a Igreja é chamada, em primeiro lugar, a orar pela paz e pela justiça:


Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.

- 1 Timóteo 2.1,2


Em segundo lugar, a Igreja deve educar o seu povo nas questões morais e políticas, fugindo de ideologias mundanas, violentas e polarizadoras, e ensinando o maior de todos os vínculos que é o amor, sendo exemplo para todos. Só assim, o sistema pode ser melhorado (Cl 3.12-14).

Deve-se compreender que alguns cristãos são chamados a exercer tarefas importantes nos setores político e econômico. 

Isso deve ser entendido como um dom de Deus para levar as boas novas, como pode ser visto nas histórias de José, Daniel e seus amigos, Ester e outros.

A Igreja não pode ser refém de políticos malignos, que querem usá-la como curral eleitoral. Também não deve favorecer candidatos só porque eles dizem partilhar da mesma fé. Assim, os crentes devem atentar aos fatores como competência, integridade e honestidade, bem como observar o projeto de políticas do candidato. Além disso, a fiscalização dos eleitos cabe ao cristão, e a denúncia também, caso haja pecado na condução do mandato (Mc 6.17-20).

Pode-se observar também que, quando a Igreja participa do processo político e clama por justiça, às vezes, ela também pode tornar-se vítima de perseguições. A obediência a Deus vai exigir resistência a todo regime político maligno e injusto. Por isso, ela tem de ficar firme e honrar seu chamado para beber o 

cálice de Cristo (At 4.19-20; Mt 20.22; Dn 6).

Portanto, em resumo, o papel da Igreja e dos cristãos é este:

Em primeiro lugar, oraremos pela paz e pela justiça, como Deus ordena. 

Em segundo lugar, procuraremos educar o povo cristão nas questões morais e políticas envolvidas, esclarecendo assim sua visão e levantando suas expectativas. 

Em terceiro lugar, agiremos. Alguns cristãos são chamados a exercer tarefas importantes junto ao governo, no setor econômico ou em assuntos de desenvolvimento. 

Por fim, todos os cristãos devem participar ativamente do esforço pela criação de uma sociedade justa e responsável. Em algumas situações, a obediência a Deus exige resistência a um sistema injusto. 

Participe do Conhecimento FVC e aprenda mais sobre a Palavra de Deus.

 

Cadastre-se para receber mais destes conteúdos!

loading...